Por Edilson Veloso

Estive no circuito todos os dias da festa. E se alguém me perguntar o que achei, ai direi: “Foi uma boa Micareta”. Daria nota 9,5. O povo atendeu ao chamado e como sempre lotou os locais onde havia festejos de momo. É verdade que ainda há algo por fazer no sentido de dar o brilho que outrora era visível. Mas por outro lado não devemos esquecer que pra o que ela vinha sendo houve avanço. Destaco de início, o pulso que demonstrou o prefeito Tarcízio Pimenta, quanto ao insistente atraso de algumas bandas. A autoridade-mor da cidade não se fez de rogada e deu a resposta aos amadores. Pelo menos quatro "bandas" por certo não receberão o cachê, por desrespeitar a Princesa do Sertão. Essas atitudes foram, por muito tempo, toleradas por gestores passados - leia-se, os mesmos que roubaram o meu carro alegórico - numa demonstração de apatia e descompromisso com a nossa festa maior. Mas isto é uma outra questão. Outra atitude louvável foi o camarote da Secom, que serviu como QG das informações. Foi neste espaço que a imprensa pôde trabalhar com todo o suporte necessário. Um dia após a festa, o prefeito anunciou que vai fazer o sonhado seminário para discutir a Micareta. Esperamos que as cabeças estejam iluminadas e que se atenda, acima de tudo, aos anseios dos que realmente gostam da festa. Que fiquem de lado "os que manipulam e não pulam". Aqueles que não gostam da Micareta estão convidados a saírem dela. Nessa festa, o "bloco dos cansados e arrependidos" não tem vez. Estes devem se juntar aos ratos e urubus que dela foram expulsos pelo "bloco da alegria".


OS POSITIVOS

Carlinhos Brown - Mostrou mais uma vez o seu carisma e profissionalismo. Sempre no chão e do lado dos foliões. Esse tem cheiro de povo. De quebra fez a doação de R$ 5 mil em favor das vítimas das chuvas.
Timbalada - Ratificou a sua célula rítmica através do som dos timbaus, fazendo o povo dançar com alegria e energia.
Asa de Águia - Tirando o motorista do trio que é muito ligeiro, provou que ainda é uma das grandes bandas do axé.
Cheiro de Amor - Aline Rosa esbanjou carisma. A banda deu conta do recado.
Banda Eva - Não se decide se é pop ou axé, mas agradou como nunca. (só queria saber quem é o estilista de Saulo Fernandes).
Jammil - Sem dúvida é a banda da galera teem. Muito boa.
Edycit - A grata surpresa. Arrastou uma enorme pipoca.
Harmonia do Samba - A única banda de pagode que agrada a maioria.
Aviões do Forró - Confirmou as expectativas. Um mar de gente lhe seguiu.
Amanda Santiago - Já virou figura carimbada. Seria um pecado não ir à rua prestigiá-la. Canta muito e sabe agradar. É muito talentosa e carismática.
Daniela Mercury, Ninha e Trem de Pouso, Dodô & Osmar e Armandinho, Margareth Menezes, Tonho Matéria, dentre outros, dispensam comentários.


AS DECEPÇÕES


Chiclete com Banana - Quem te viu, quem te vê. Como fã que sou, fiquei triste com a apatia e enrolação de Bell Marques e sua turma.
Claudia Leite - Ou pára de imitar Ivete Sangalo ou não emplacará a contento. E tem mais: precisa conhecer uma palavra chamada "carisma", pois neste quesito é fraca.
Psirico - Márcio Vítor grita muito e canta quase nada.

MOÇÃO DE PARABÉNS

Bacalhau na vara – Imperdível.
Bloco Tracajá - Sucesso absoluto. Reúne as grandes figuras da cidade e os "pongueiros da política".
Bloco Lá vem elas - Merece parabéns pela irreverência contumaz. E o melhor é que os associados entenderam a mensagem no sentido de não levarem para o desfile adereços de cunho pornográfico. As famílias e, principalmente as crianças, agradecem.
Euterpe Folia e Folia Caipira - Sinceramente, os abadás mais bonitos de 2010.
A imprensa - Mais precisamente rádio, inernet e jornal. A TVE, que veio ensinar com se faz uma transmissão televisiva.

A VERGONHA

Bloco Zero Hora - Foi o verdadeiro "zero à esquerda". Nem sei se devo chamar de bloco. Entidade que sai com "12" foliões, ou melhor, "12 TESTEMUNHAS", não merece muitas citações.

MEU DESTAQUE


Vai para o povo que, como disse, atendeu ao chamado e lotou o sitio da festa. Povo alegre, humilde, esperançoso, sorridente, sonhador e sempre de bem com a vida.
Na minha opinião, a Micareta representa "o salário mínimo da alegria de um povo feliz, embora vítima da disparidade social".
Para encerrar, quero fazer mais uma citação de Joãozinho Trinta que, de forma lúcida, falou:

"O POVO GOSTA DE ALEGRIA E LUXO. QUEM GOSTA DE MISÉRIA É INTELECTUAL"

* Edilson Veloso é professor de Educação Física, radialista e pesquisador de música.


Reprodução: Notas Notóriais - Sergio Lima